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Voos Noturnos

Repetidas ocorrências de visualização de raios laser apontados contra as aeronaves durante operações noturnas, principalmente durante a perna do vento da cabeceira 05.

Ação tomada

Devido ao crescente número de operações durante o período noturno, algumas situações foram observadas exigindo a tomada de ações afim de manter o nível de segurança operacional dentro do aceitável.

Foram observadas as seguintes situações:

- Presença de obstáculo (morro) no segmento de aproximação final na pista 23.
- Ausência de local apropriado, visível durante o período noturno, para um possível pouso forçado após decolagem da pista 05.
- Presença de obstáculos (duas antenas de telefonia) no segmento de aproximação final da pista 05.
- Grande incidência de raios lasers verde durante várias etapas do voo, principalmente na perna base e final da pista 05.

Fica recomendado, a critério dos instrutores e pilotos do Aeroclube de Lavras:

- Procedimentos de pouso e decolagem pela pista 23, evitando o obstáculo (morro) no segmento de decolagem da pista 05, e possibilitando melhores opções em caso de pouso forçado após decolar. Em caso de toques e arremetidas pela pista 23, uma maior atenção deverá ser dada para as Torres de telefonia localizadas logo a frente.

- Em procedimentos para pouso na pista 05:
   Não alongar a perna do vento, com a finalidade de evitar as torres de telefonia (péssima sinalização) localizadas próximo a Expolavras e Cofap.
   Estar atento a incidência de raio laser verde durante a perna base e final.
- Em caso de incidência de raio lasers verde, recomenda-se o reporte voluntário ao Cenipa através do site do órgão, e efetuar boletim de ocorrência junto a Policia Militar. Se a aeronave for alvo durante o procedimento de pouso, a melhor atitude a ser tomada é a arremetida e prosseguir para pouso na cabeceira oposta.

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